Câmara de Itaquaquecetuba sedia Encontro sobre o atendimento em Saúde Mental no município

O objetivo foi debater políticas públicas para o fenômeno, bem como discutir a implantação de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na cidade

Publicado em: 08 de novembro de 2017

 

 

Realizado na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, nesta quarta-feira (08 de novembro), o “Encontro: O Atendimento em Saúde Mental no Município de Itaquaquecetuba”, contou com a presença e participação de autoridades, representantes da saúde mental a nível municipal e estadual, Ministério Público e Defensoria Pública.

 

O objetivo foi debater políticas públicas para o fenômeno, bem como discutir a implantação de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na cidade, a fim de humanizar e otimizar o atendimento da rede pública, para melhor assistir portadores de transtornos mentais.

 

A programação contou com a palestra Panorama sobre a saúdepública no município, com ênfase na Saúde Mental, com Willian Harada, secretário da Saúde e corpo técnico, exposição do tema pelo Ministério Público (MP), coma Promotora de Justiça do MP, Dra. Sirlene Fernandesda Silva, depoimento dos usuários e familiares de serviços de saúde mental, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Conselho Municipal de Saúde.

 

Também participaram do encontro o Sr. André Maame Cafagne, coordenador do setor de Psiquiatria do Hospital Santa Marcelina; que palestrou sobre a reforma psiquiátrica brasileira e importância do Caps na rede de atenção psicossocial.

 

O acesso à saúde mental foi explanado pelo Dr. Anderson Almeida da Silva, Defensor Público.

 

O plano regional da rede de atenção psicossocial e financiamento foi abordado pela diretora técnica de saúde mental do  Departamento Regional de Saúde - DRS I - Grande São Paulo, Lúcia Aparecida de Souza.

 

O encontro foi conduzido pelo presidente Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, e contou com a participação dos vereadores Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca (PR), a Cidinha Assistente Social, presidente da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, Edson Rodrigues (PODE), o Edson da Paiol, também membros do grupo e o vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (PODE).

 

 

Gisele Santos

Diretora Geral

Câmara Municipal de Itaquaquecetuba-SP


Publicado por: Gisele Santos

Cadastre-se e receba notícias em seu email