Exposição “Mobilize-se - Defenda direitos” é encerrada com apresentação do CRAS

Durante o encerramento, houve apresentação com aula de alongamento e Zumba no hall de entrada da Câmara; pessoas acompanhadas pelo CRAS também prestigiaram outras exposições dispostas no salão comunal

Publicado em: 26 de setembro de 2017

O encerramento da exposição “Mobilize-se - Defenda direitos” foi realizado durante uma cerimônia que contou com apresentação dos assistidos do Centro de Assistência e Referência Social (CRAS Caiuby). O evento contou com a presença da equipe da unidade assistencial, do Conselho Municipal de Assistência Social, representante do Executivo e vereadores.

Durante o encerramento, houve apresentação com aula de alongamento e Zumba no hall de entrada da Câmara. As pessoas acompanhadas pelo CRAS também prestigiaram outras exposições dispostas no salão comunal.

Aberta no dia 05 de setembro, telas expondo a prevenção e os direitos da Pessoa Idosa, crianças e adolescentes, abrilhantam a recepção da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. Sob a curadoria de Jandir Jorge de Souto, a exposição reuniu trabalhos realizados por pessoas assistidas pelo Centro de Assistência e Referência Social (CRAS) Caiuby, com a temática de “Prevenção da Violação de Direitos da Pessoa Idosa” e a “Prevenção de Situações de Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes.

Autor da Lei Municipal que trata do Disque 100 (Denúncia contra a pedofilia), o vereador Celso Reis falou sobre a importância da conscientização da prática criminosa, o vereador é autor do Projeto de Lei de n° 114/2009, aprovado e sancionado sob a lei de 2.757/2010, e prevê que todos os estabelecimentos públicos bem como estabelecimentos comerciais de circulação pública, tais como bancos, lojas, lan houses, cyber cafés, supermercados, ônibus, escolas, pontos de ônibus e táxi, no âmbito do Município de Itaquaquecetuba deverão ser fixados em local de fácil visualização, uma placa contendo o seguinte aviso: “PEDOFILIA É CRIME. DENUNCIE, DISQUE 100”.

O CRAS tem desenvolvido um belo trabalho de conscientização e assistência. Atividades como essa são fundamentais para despertar na sociedade a atenção a possíveis casos e exploração e, como devemos agir diante deles. São situações constrangedoras e as consequências são terríveis na vida de crianças vítimas de abuso”, ponderou o vereador Celso Reis.

A ação foi resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A mostra contou, ainda com o apoio cultural do Grupo Stratégia-Comunicação Visual e apoio técnico de Daniel Rodrigues.

Na ocasião, a melhor idade do CRAS Caiuby conheceu as instalações do Legislativo, inclusive, o plenário Maurício Alves Braz.

Gisele Santos

Câmara Municipal de Itaquaquecetuba