Câmara de Itaquaquecetuba sedia I Encontro Municipal “Conversa de Homem”

Violência doméstica, gênero e masculinidade e saúde do homem foram alguns dos temas abordados

Publicado em: 01 de setembro de 2017

 

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre temas pouco discutidos no cotidiano masculino, o I Encontro Municipal “Conversa de Homem” foi realizado no Legislativo itaquaquecetubense, nesta sexta-feira (01 de setembro). O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores públicos, representantes de entidades, autoridades e da sociedade civil.

Organizado pelas vereadoras Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, Aparecida Barbosa da Silva Neves (PTB) e Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca (PR), a Cidinha Assistente Social, o I Encontro Municipal “Conversa de Homem” teve a participação de especialistas da área de Saúde, Segurança e Direito.

O primeiro palestrante foi o Delegado de Polícia Dr. Eliardo Amoroso Jordão, que abordou a questão da segurança, mais especificamente, a violência doméstica, a lei Maria da Penha. Diferente do que muitos pensam, o dispositivo legal garante proteção também aos homens.

Em seguida, o assunto explanado foi a saúde, por Lucielle Mary Loureiro Soares, coordenadora DST/AIDS e saúde do homem, que falou sobre o Pré-natal do Homem, uma medida que pode prevenir uma série de doenças e complicações, transmitidas do pai para a mãe e, consequentemente, para o bebê.

Outro tem abordado foi “Gênero e Masculinidade”, apresentado pelo Defensor Público Anderson Almeida da Silva, que propôs reflexões acerca do tabu “isso é coisa de homem” ou “isso é coisa de mulher”, entre muitos outros tópicos “considerados” masculinos.

O intuito foi dar mais oportunidade para os homens conhecerem seus direitos e falarem de assuntos que precisam ser falados como saúde do homem, gênero e violência doméstica, por exemplo, pois homem também sofre deste mal. Dar voz para que eles possam expôr suas necessidades”, explicou Cidinha Assistente Social.

Já a vereadora Adriana do Hospital destacou que “a programação foi técnica e interativa, de forma que a discussão de políticas públicas pudesse ser refletida em diversas áreas como da saúde, familiar, sexual, enfim. Foi uma tarde proveitosa com muita informação importante e que muitos homens ainda não tinham conhecimento”, complementou.

Não basta somente refletir sobre a importância do papel do homem na família e na sociedade, muito mais que isso é preciso pensar no valor de seu caráter, de seus ideais e, sobretudo, em sua valorização como sujeito de mudanças pessoais e sociais, quebrando tabus, superando”.

A tarde foi de muita animação com a apresentação da “Bandguarda Itaquaquecetuba”, a Banda da Guarda Civil Municipal (GCM), que abrilhantou o evento.



Vereadores e Servidores

Pela manhã, os vereadores e servidores foram homenageados com um café da manhã. A ocasião contou com a presença do prefeito Dr. Mamoru Nakashima (PSDB), da primeira-dama Joerly Nakashima, do vice-prefeito Mário Lúcio da Silva (SD), o Mário Charutinho, bem como de secretários municipais.

 

 


Publicado por: Gisele Santos

Cadastre-se e receba notícias em seu email