Exposição de arte Obé segue até 30 de junho na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba

Exposição teve início em 15 de maio e é aberta ao público

Publicado em: 08 de junho de 2017

Até o dia 30 de junho, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba abrigará a exposição de arte Obé, de Wilton Garcia, com curadoria de Jandir Jorge Souto. Exposição teve início em 15 de maio e é aberta ao público.

Para discutir imagem, cultura e diversidade, a série de desenhos intitulada obé (2016), que em yorùbá significa faca, está grafada manualmente com tinta nanquim preta na superfície de uma parede branca. A imagem se repete e se reitera, em sequência linear com vários metros de extensão.

A cada matriz produzida será estilizado certo detalhe, de forma discreta, na complexidade de elementos visuais singulares, conforme a dinâmica do traço esboçado. Detalhes pictóricos entrelaçam desafios poéticos. No conjunto, fotografia e quadros de pintura – com quase o mesmo desenho – equacionam essa configuração.

“No mundo africano, obé (faca), tem função específica no uso ritualístico do preparo da comida, como oferenda de certos orixás e demais entidades sagradas. A faca estilizada amplia o espaço com o recorte. Atravessar os elementos – com esse instrumento de corte – emana força viva de axé”, explica o artista, Wilton Garcia.

“Tal utensílio faz parte da inscrição milenar do sujeito no mundo. Trata-se de arma pontiaguda, dividida em três partes: a lâmina de corte (no combate), a guarda de proteção (na defesa) e o cabo de apoio (na segurança). Essa divisão sistematiza uma ‘outra/nova’ possibilidade estratégica de expressão acerca das etapas (i) materiais que desdobram a natureza humana”, complementou.

Sobre o autor

Wilton Garcia nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1968. Vive e trabalha em São Paulo. Artista visual, pesquisador e professor. Doutor em Comunicação pela ECA-USP e Pós -Doutor em Multimeios pelo IA/UNICAMP. Professor da FATEC-Itaquaquecetuba/SP e do mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso. Autor do livro Feito aos poucos (Hagrado, 2013), entre outros.

Gisele Santos
Assessoria de Imprensa e Comunicação