O Gestor Érico Vasconcelos da UniverSaúde ministrou palestra “Os Desafios da Saúde para o Legislativo Municipal” aos Vereadores e Servidores desta Casa de Leis.

Publicado em: 28 de abril de 2017

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara convidou o Gestor e palestrante Érico Vasconcelos da UniverSaúde para ministrar palestra “Os Desafios da Saúde para o Legislativo Municipal” aos Vereadores e Servidores desta Casa de Leis.

Gestor da UniverSaúde, cirurgião-dentista e sanitarista, veio falar aos Nobres Vereadores e sua assessoria da sua experiência de trabalho junto ao Ministério da Saúde sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a política nacional da atenção básica de saúde, e sobre os desafios a serem superados para que os municípios possam obterem o melhor resultado na gestão de serviços em organizações de saúde pública.

A sua palestra traz na narrativa alguns questionamentos: O que fazer para superar a cultura que persiste em compreender saúde como mera ausência de doenças? Porque não optarem por um modelo de gestão que defenda a chance das pessoas viverem por mais tempo com mais qualidade de vida? A real razão pela quais as coisas estão do modo que estão tanto nas gestões pública como privadas. Há um amontoado de oportunidades perdidas por falta de conhecimento do funcionamento e como elaborar projetos viáveis para serem contemplados pelo Ministério da Saúde de onde os municípios podem receber verbas para gerir programas voltados para a saúde publica.

Por onde começar a fazer projetos voltados para a Atenção Básica de Saúde e a gestão eficiente dos recursos recebidos, e que não sejam afetadas pelas políticas gestoras com a não continuidade dos programas que estão dando certos. Sobre os ambientes de saúde que precisam humanizar o atendimento. “Precisamos pensar um sistema de saúde que contemplem os profissionais da saúde como multiplicadores de experiências positivas. O melhor Gestor é o que tem o senso de liderança e a capacidade de transformar e a vontade de fazer a diferença. O resultado é sentido pela população que observam as melhorias nos indicadores de saúde”, colocou o palestrante.

A palestra ocorrida no Plenário desta Casa de Leis no dia 25 de maio de 2017, contou com a participação dos Vereadores da Comissão Permanente de Saúde, Cidinha Assistente Social, Adriana do Hospital e Dr. Edson, o Presidente desta Casa de Leis Carlinhos da Minercal e os Vereadores Armando Neto, Celso Reis, Cesinha da Associação, Cida da Fisioterapia, Xandão e Valdir da Farmácia, os Secretários de Governo João Seleção e de Assuntos Institucionais Val do Mercado e a Secretária-Adjunta de Saúde Kelly Gasparini e servidores do legislativo.


Publicado por: Nilza Sivera

Cadastre-se e receba notícias em seu email